A Escola Aberta de São Paulo, situada no bairro de Ferreira, na região da Vila Sônia, São Paulo, surgiu da vontade de inovar a maneira de se fazer educação. A partir da iniciativa da família Lazarte, a escola tem caráter filantrópico e é totalmente gratuita.

Divergindo do modelo tradicional que vem sendo aplicado no Brasil, na Escola Aberta não há estrutura formal de aulas, turmas e séries. O aprendizado é organizado e alcançado através de projetos de interesse dos educandos que, juntos, buscam aprender através das trocas dos saberes e fazeres, mediados pelos educadores, pelas famílias e pela comunidade.

A Escola Aberta tem também como premissa a relação com o meio, o acesso a saberes locais, seus recursos e territórios. São considerados como espaços de aprendizagem os equipamentos públicos do entorno como os equipamentos culturais, socioambientais, esportivos e de segurança pública instalados no espaço da chácara do Jockey Club e arredores, pois permitem incorporar os saberes das crianças aos saberes locais, favorecendo assim, outros modos de aprender. Nosso objetivo maior é que os alunos aprendam a aprender, sejam livres e abertos a gostar do conhecimento.

Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o currículo objetivo é o referencial de aprendizagens e desenvolvimento pessoal que decorre da Proposta Pedagógica da Escola Aberta de São Paulo. Não menos importante, preza-se pelo desenvolvimento afetivo e emocional e a educação de atitudes, com referência à matriz axiológica da proposta pedagógica.

Em nossa Escola, a Assembleia Escolar é a estrutura educativa que proporciona e garante a participação democrática dos educandos na organização da Escola, pois é a partir dos problemas e dificuldades apresentados e refletidos que podemos juntos alcançar nossos objetivos coletivos.

Se quiser saber mais, inscreva-se para uma visita, vivência de um dia ou de uma semana. Mais informações e inscrições pelo e-mail secretaria@escolaaberta.org

Livro de Startups